Olá, variáveis!!! Tudo certinho? Estou um tanto sumida e um dos motivos é o tema dessa matéria, recentemente descobri que sou intolerante à lactose, o açúcar do leite, isso fez com que muito dos meus hábitos diários mudassem e hoje venho compartilhar com vocês as minhas descobertas alimentares. Mesmo o blog não tendo como foco a saúde e muito menos a culinária, achei de extrema relevância trazer este tema para cá. Afinal, tenho visto que cada vez mais pessoas estão se descobrindo intolerantes e de primeira isso pode ser um grande choque: "Sou intolerante à lactose, e agora?" 😕 Venham comigo que vou ajudá-los, não é preciso ficar igual a Nina de Avenida Brasil, kkkkkk.
- Um site onde você se tornará um expert no assunto:
Buscando na internet sobre o assunto, bem desesperada, para ser sincera, descobri o Lactose NÃO, site específico onde é possível encontrar receitas até mesmo veganas e para celíacos (intolerantes ao glúten). Produzido pela Flávia Machioni, uma moça que tem a intolerância à lactose, ao glúten e a proteína do leite, mas que deu a volta por cima e segue uma dieta sem ambos estes compostos vivendo para lá de bem, comendo de tudo o que gosta, porém com receitas adaptadas.
Ainda falando sobre este site, lá você encontrará receitas da culinária básica sem leite, tais como manteigas sem lactose, leite de coco, leite de arroz, leite de castanha e muito mais. Essas receitas são muito fáceis e ajudarão o intolerante a fazer toda uma nova dieta, totalmente livre da lactose e da própria proteína do leite.
Link para vocês acessarem essas receitas: Receitas básicas
O site é realmente completo é evidente que a Flávia domina o assunto, sem nos deixar temerosos quanto ao resultado das receitas, ou mesmo sobre as informações passadas.
- Experimentei e aprovei:
Faz pouco tempo que descobri a minha intolerância, mas mesmo assim já testei receitas do Lactose NÃO, algumas eu adaptei.
Leite de coco
![]() |
O vidro está quase vazio porque eu congelei |
Bom, a receita do leite de coco eu segui direitinho, é super simples e o resultado é delicioso, quem gosta de coco com certeza irá gosta. Temos a opção de usar água normal ou de coco, eu misturei as duas e adorei, já fica naturalmente docinho. Confiram a receita clicando aqui. Dura três dias na geladeira, mas se você congelar ficará conservado por cerca de 40 dias.
Dá para fazer de tudo com esse leite, mistura com café, fazer um bolo, um mingau... Por falar em mingau, eu fiz um de aveia e ficou muito gostoso. Se você não gosta de coco, pode produzir outros leites em casa, existem diversas opções. Também é possível encontrar esses leites livres de lactose em mercados mais especializados em produtos naturais, o problema é que são bem caros, uma caixa custa em média 12 reais. Realmente aconselho que vocês façam em casa, é fácil e super saudável.
Manteiga de Castanhas
Sabem manteiga de amendoim? Pois bem, esta é uma versão com outras oleaginosas. É muito ruim não poder comer um pão ou uma torrada com manteiga ou requeijão, eu particularmente não gosto de margarina, que é vegetal, então é complicado. O legal dessa receita é que você pode fazer ela tanto doce, quanto salgada. Confiram as opções clicando aqui.
A minha versão ficou assim:
Ingredientes
- Castanhas de caju salgadas
- Macadâmias salgadas
- Cerca de 4 colheres de sopa de azeite de oliva
- Pimenta do reino a gosto
- Noz moscada a gosto
Modo de preparo
Basta bater tudo no liquidificador, ou no processador até que ganhe uma consistência cremosa. Depois de pronto é só colocá-la em um potinho de vidro com tampa, bem lavado. Ai é só ser feliz e usar no pão, na torrada, em um molho, como vocês quiserem. Lembrando que na receita original que eu deixei o link, existem várias outras opções de preparo.
Como vocês podem ver na foto, eu usei a minha manteiga de castanhas com geleia de amora na torrada, bem ao estilo americano, kkk. Ficou muito saboroso.
Obs.: Fiquem atentos se as torradas que vocês usarão tem traços de leite, basta olhar no verso da embalagem.
Aquele snack do mercado
Não é difícil achar opções sem lactose de lanches práticos. Tem uns muito gostosos, inclusive. Gosto muito dos produtos da mãe terra, em especial o Remix de cacau, que tem sabor de chocolate ( a vá, é mesmo?) e o de frutas tropicais.
É isso, pessoal. Viram como não é um bicho de sete cabeças, com cautela e informação fica fácil adaptar a sua alimentação para poder ser feliz comendo as coisas que mais gosta. Nestas horas a internet pode se tornar uma grande aliada, embora seja preciso ficar atento as informações por aí. Aconselho também que vocês consultem um nutricionista para uma maior precisão.
Espero que tenham gostado, sendo você intolerante ou não, essas receitas e dicas podem ser passadas para algum familiar ou amigo que sofra deste mal, então não deixem de compartilhar e curtir essa publicação.
Já me segue nas redes sociais? Se não, basta dar uma olhada na barra lateral do blog. Assim você pode conferir mais informações e fotografias.
Beijão!!! 😉💖