Selecionados: Roacutan- Herói ou Vilão?

Olá, variáveis!!! Tudo certinho? Que saudade de postar alguma coisa aqui no blog...

Bom, hoje eu vou falar com vocês sobre um assunto um tanto quanto polêmico, a Isotretioína, mais conhecida como Roacutan, o primeiro é o principio ativo e o segundo é o nome dado ao remédio. Para quem nunca ouviu falar nestes dois, vou explicar, este é um medicamento usado no tratamento da acne, porém, como qualquer remédio, existem contra indicações e efeitos colaterais, é sobre essas especificações que irei tratar.

Eu fiz o tratamento durante seis meses, portanto posso dizer exatamente o que gostei e o que não gostei no remédio.

Sempre tive bastante espinha desde os meus doze anos de idade, já tentei diversos tratamentos com pomadas e tudo mais. Tem bastante tempo que ouvi falar pela primeira vez do Roacutan, porém sempre tive receio do remédio, já que diversas pessoas me diziam que haviam efeitos colaterais horríveis, como a causa de depressão e que era preciso até mesmo de uma autorização para utilizar o medicamento. Após um tempo, quando eu já não aguentava mais a situação das minhas espinhas resolvi ir a uma outra dermatologista e procurar saber melhor sobre essa possível solução milagrosa.

Verdade seja dita, metade das coisa que me falaram sobre o remédio não eram totalmente verídicas, por exemplo, não é que ele dê depressão, o remédio pode apenas trazer a tona a doença se a pessoa já tiver uma pré-disposição. Ao final, descobri que o Roacutan poderia ser realmente uma solução viável para o meu problema e decidi encarar o tratamento. 



Existem perguntas muito frequentes sobre o assunto, sabendo disso, pedi que a minha médica, Dra. Ana Gláucea Quarto Silva, me respondesse para que eu pudesse passar essas informações a vocês. E aqui estão:

1- Qual é a idade mínima para o início do tratamento?

     A partir dos 12 anos de idade é possível iniciar o tratamento.

2-  Em que casos o tratamento é indicado?

     Ele é indicado em casos de acne resistente aos tratamentos tópicos ou em em casos de acne com          cicatrizes.

3-  Em que casos o tratamento não é indicado?

      Em casos de:
                            - Hipercolesterodemia ( colesterol alto )
                            - Hipertriglicemia ( triglicerídio alto)
                            - Doença hepática

4- Quais são os possíveis efeitos colaterais?
     
     Os possíveis efeitos colaterais são:
                                                                 - Ressecamento da pele e das mucosas.
                                                                 - Aumento do colesterol e do Triglicerídios.
                                                                 - Má formação fetal, em casos de gravidez durante o
                                                                   tratamento.

5- Qual é o tempo de tratamento?

     O tempo de tratamento varia de acordo com o peso do paciente ( mínimo, em média, de 6 meses).


Outros medicamentos que utilizei junto ao Roacutan:

Bepantol- Regenerador labial:

Essa é uma santa pomada, me ajudou muito nos menos em que o meu lábio chegou a sangrar.



Cetaphil DermaControl:

Este é o protetor que a minha médica me receitou.


Esse é o Sabonete líquido.



É importante dizer também que quem usa este medicamento precisa fazer exames de sangue periódicos, no caso da mulher também são necessários testes de gravidez.

Posso que dizer com toda certeza que o tratamento me agradou 100%, para uma pessoa que tinha bastante espinha, hoje estou ótima, tenho apenas manchinhas e ainda assim estou tratando delas, dos efeitos colaterais só apresentei um durante o tratamento, o ressecamento, saibam, o remédio seca até a alma! kkkkk 

Antes do remédio eu sofri muito com a falta de confiança em mim mesma, as vezes até chorava por eu me achar muito feia devido as espinhas. Além de agora eu ter uma pele bonita e lisinha, também tenho a minha autoestima restaurada, podem ter certeza essa é a melhor parte, já que no caso das meninas, se fizerem o tratamento, não sentirão a necessidade de usar tanta maquiagem e não sentiram mais vergonha de mostrar o próprio rosto também.


Infelizmente, como ainda não tinha o blog na época do tratamento, não tenho fotos do antes e depois. Mas aqui está um fato demonstrativa:




Espero que este post tenha ajudado vocês, de verdade, porém não se esqueçam de consultar um dermatologista. Não deixem de compartilhar essa postagem, isso é de muita ajuda.

Beijão!!! Até a próxima. 😉💖





                                                                


Leia Mais ►