Selecionados: Para conhecer a música popular brasileira



Olá, variáveis!!!

Como vocês estão? Nossa, a quanto tempo eu não apareço por aqui...

Perdi muito tempo, então que tal não perdermos mais nem um minutinho?


E o assunto é MPB, acredito que todos aqui já tenham escutado essa sigla ao menos uma mísera vez na vida, para quem não sabe muito bem do que se trata eu vou explicar, significa Música Popular Brasileira. 

O termo surgiu durante o golpe militar de 1964, quando dois movimentos musicais antimilitaristas  se juntaram e levantaram uma só bandeira.

Parece besteira vir explicar isso agora, afinal esse gênero musical existe desde que a música brasileira se entende por música, mas a verdade é que muita gente jovem, da geração y, geração em que temos todos os meios de comunicação ao nosso alcance, nunca se quer ouviram uma música de Chico Buarque ou Caetano Veloso. 

Venho dizer isso sem em nenhum momento querer ofender os outros gêneros musicais, é claro. Todos gêneros tem o seu valor e a sua beleza. A questão é que é de extrema importância que o povo brasileiro saiba o que faz parte da cultura nacional. 

Eu tenho noção de que boa parte dos leitores aqui do blog são pessoas de mais de vinte anos de idade, o que me levar a pensar que estes já conhecem a boa e velha MPB. Se for realmente o caso, mostrem esse post aos seus filhos, sobrinhos ou até mesmo irmãos.

Garanto que mesmo que não gostem das músicas será muito interessante conhecer esses artistas do nosso Brasil, que fazem do sentimento o seu canto.

A primeira etapa do PAS 2015 trouxe como tema  a herança cultural negra presente no nosso país, e nada melhor representa esse sincretismo generalizado do que essa mistura de gêneros, cores, culturas e ritmos que é a música popular brasileira.

Caetano Veloso:





Chico Buarque:




Marisa Monte:




Lenine:



                                                  
Carlinhos Brown:





Skank:





Espero que tenham gostado!


Se sim, curtam, comentem e compartilhem. 

Beijão!!! ;)




Leia Mais ►