Olá, variáveis!!! Estou estreando uma coluna nova hoje, a "Sarah Entrevista", como o próprio nome sugere estarei entrevistando algumas pessoas interessantes por aqui. A princípio as entrevistas serão feitas através de mecanismos digitais, porém, espero futuramente poder fazê-las em formato de vídeo.
A primeira a ser entrevistada aqui nó blog é a Marcia Reis, uma escritora nacional que morava aqui em Brasília na época em que fiz a entrevista. Pois é, muito tempo se passou desde que comecei a idealizar esse post e essa coluna. Finalmente estou concluindo o meu objetivo.
Sobre a autora e sua trajetória:
Marcia Reis MacEvan é uma escritora nascida em Eldorado, Mato Grosso do Sul. Começou sua jornada literária ainda nova, produzindo contos, seu primeiro se chama "O Canal do Mito", uma história que envolve a internet ( uma grande novidade na época) e mitologia grega. Desde então, ela nunca mais parou de escrever. Em 2000 escreveu seu primeiro livro "Discovery Earth II- A missão do passado", então começou sua odisseia em busca de uma editora para publicá-lo, foi aí que com 16 anos ela viu seu sonho sendo engavetado. Em 2009 passou a lecionar ciências e biologia, a matéria que cursou na faculdade, continuava a escrever, porém apenas como distração. Mais tarde, após largar seu emprego como funcionaria pública, para ir morar em Manaus, Marcia se viu voltando com mais força para o mundo da escrita. Em 2013 finalmente é publicado seu primeiro livro, aquele cujo a busca por uma editora a fez ficar frustrada no passado. A partir daí mais frutos de sua dedicação se seguiram, como o lançamento de "Mashere", em 2014 e "Flor do Ártico", em 2016 . Nos dias atuais ela segue em busca de publicar mais e mais histórias, se mudou para Rondônia e vive feliz com sua família.
A Entrevista:
- Você tem alguma técnica ou ritual antes de começar a escrever para que as ideias fluam melhor?
Um lugar perfeito: Minha Casa
Melhor escritor: ---------
Melhor escritora: Jane Austen
O livro: As Mulherzinhas
Filme marcante: Orgulho e Preconceito
O melhor doce é... Chocolate
As palavras são... Amor e lealdade
Antes de morrer quer... Conhecer o Japão
- Você sempre sonhou em escrever um livro? Quando e como essa vontade apareceu?
Marcia ~
A vontade e o sonho de escrever surgiram juntas. Foi a partir das experiências nas aulas de Técnicas de Redação. Na época eu tinha 11 anos e escrevi um conjunto de histórias denominadas O Canal do Mito que envolvia internet e mitologia. Assim começou minha paixão por escrever e o sonho de um dia publicar meu livro.
- Ser escritora é complicado, exige muita dedicação. Qual foi a maior dificuldade que você já enfrentou em sua trajetória?
Marcia ~
Reconhecimento do público e das editoras. Aliás, ainda enfrento essa dificuldade continuamente.
- Você tem alguma técnica ou ritual antes de começar a escrever para que as ideias fluam melhor?
Marcia ~
Não tenho técnica ou ritual, apenas preciso de silêncio e estar mergulhada na história.
- Nunca escrevi nenhum livro, mas imagino que se um dia vier a fazê-lo criarei um personagem com as minhas próprias características. Isso aconteceu com você? Se sim, qual é este personagem?
Marcia ~
Na verdade, todos eles tem um pouquinho de mim. Os que mais tem são Annie de Discovery Earth II e Mathias de Flor do Ártico.
- Viver nem sempre é muito fácil, existem sempre pedras no caminho. Qual é a sua maior estratégia para driblar a tristeza e o desânimo que aparecem de vez em quando?
Marcia ~
Escrever e Ler!
- Agora respostas curtas:
Um lugar perfeito: Minha Casa
Melhor escritor: ---------
Melhor escritora: Jane Austen
O livro: As Mulherzinhas
Filme marcante: Orgulho e Preconceito
O melhor doce é... Chocolate
As palavras são... Amor e lealdade
Antes de morrer quer... Conhecer o Japão
Seus livros:
(cliquem nas legendas para saberem mais)
![]() |
Flor do Ártico |
![]() |
Maschere |
![]() |
Discovery Earth II |
Recentemente a autora tem publicado na plataforma Whattpad um capítulo a cada semana de um livro escrito por ela há 15 anos atrás. A obra se chama "Boreal- A lenda de muitos amores" e tem seu acesso aberto a todos. A história se desenvolve no início da Idade Média, quando os países ainda não eram consolidados.
Bom, é isso pessoal. Espero que tenham gostado de conhecer um pouco sobre esta escritora. Não deixem de comentar qui embaixo! Também compartilhem se gostaram, ajudaria muito.
Beijão!!! Até a próxima. ;) <3